Skip to content

De 11% a 38% das crianças e adolescentes apresentam excesso de peso no Brasil — Português (Brasil)

[ad_1]

A prática de atividade física é essencial para a qualidade de vida. Quanto mais cedo é incentivada e se torna um hábito, maiores são os benefícios para saúde. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes varia de 11,6% a 38,5%. 

O Guia de Atividade Física para a População Brasileira incentiva que crianças e jovens de 6 a 17 anos de idade incluam as atividades físicas como práticas rotineiras. As recomendações são:

  • Pelo menos 60 minutos por dia: dê preferência para as atividades que façam a respiração e os batimentos cardíacos aumentarem; 
  • Em pelo menos três dias da semana, como parte dos 60 minutos diários recomendados, pratique alguma atividade que estimule o fortalecimento dos músculos e ossos, como saltar, puxar ou empurrar;
  • Reduza o tempo em que você permanece sentado ou deitado, assistindo a TV ou usando o celular; 
  • A cada uma hora em comportamento sedentário, movimente-se por cinco minutos.

As atividades físicas podem trazer diversos benefícios para a saúde, dentre eles: 

  • Controle do peso corporal; 
  • Diminuição da chance de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres; 
  • Diminuição da chance de desenvolvimento de doenças crônicas, como

diabetes (alto nível de açúcar no sangue), pressão alta e doenças do coração; 

  • Melhora da disposição e promoção da interação social. 

Normalmente, quanto maior a intensidade da atividade, maior é o aumento dos batimentos cardíacos, da respiração, do gasto energético e da percepção de esforço. Independente da escolha, pratique atividades físicas regularmente e evite o comportamento sedentário.

Exige mínimo esforço físico e causa um pequeno aumento da respiração e dos batimentos do coração. A pessoa consegue respirar tranquilamente e falar normalmente enquanto se movimenta. 

Exige mais esforço físico, faz respirar mais rápido que o normal e aumenta moderadamente os batimentos do coração. A pessoa consegue conversar, mas com dificuldade enquanto se movimenta.

Exige um grande esforço físico, faz respirar muito mais rápido que o normal e aumenta muito os batimentos do coração. A pessoa não consegue conversar enquanto se movimenta. 

Com informações do Ministério da Saúde



[ad_2]